Dragagens: fundamentos, técnicas e impactos

Palavras-chave:

Monitorização, Zonas costeiras, Equipamentos hidraúlico, Dragagem, Impacto ambiental

Sinopse

O livro está dividido em cinco capítulos, abordando vários tópicos do campo de atividade de dragagens, os equipamentos utilizados para a sua realização, os processos sedimentares e métodos de monitorização, os impactos das operações de dragagens, finalizando com a apresentação de alguns casos de estudo e de aplicação de materiais dragados.

Este livro pretende ser um documento atualizado e integrador sobre o tema das dragagens, dirigido a profissionais da área e estudantes universitários, que possa servir de referência nos vários aspetos relacionados com a prática da atividade de dragagem.

Biografias do Autor

Carlos Coelho

Carlos Coelho é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, onde completou, em 2005, o Doutoramento em Engenharia Civil, na área da Engenharia Costeira. É responsável por diversas Unidades Curriculares no domínio da Hidráulica, nos cursos de Engenharia Civil, da Universidade de Aveiro. Foi o Presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) entre 2021 e 2023 e o Presidente da Comissão Especializada das Zonas Costeiras e do Mar da APRH entre 2018 e 2021. Foi Presidente da Assembleia Geral da APRH entre 2023 e 2025 e é o Presidente do Conselho Fiscal da APRH para o biénio 2026-2027. É membro da delegação Portuguesa da PIANC - The World Association for Waterborne Transport Infrastructure desde 2020. Desenvolve investigação científica na área da dinâmica sedimentar e mitigação da erosão costeira, publicada em numerosos artigos de revistas científicas e atas de congressos. Orientou várias teses de doutoramento e dezenas de dissertações de mestrado, orientando ainda diversos trabalhos em desenvolvimento. Integrou a Comissão de Acompanhamento do Grupo de Trabalho do Litoral e colabora em trabalhos de consultoria ao exterior, na elaboração de estudos de ordenamento costeiro, dinâmica sedimentar e comportamento hidrológico.

Paulo A. Silva

Paulo Alves da Silva é licenciado e mestre em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e obteve o seu doutoramento em Física na Universidade de Aveiro (UA) e em Mecânica dos Meios Geofísicos e Ambiente na Universidade Joseph Fourier, Grenoble.

Entre 1993 e 2001, foi Assistente no Departamento de Física da UA, entre 2001 e 2024 Professor Auxiliar e desde 2024 é Professor Associado. Desempenhou várias funções e cargos na UA, como coordenador do grupo de investigação de Oceanografia e Geologia Marinha do CESAM, diretor do curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, e, atualmente, Diretor do Mestrado em Ciências do Mar e da Atmosfera.

Tem uma vasta experiência no desenvolvimento de modelos numéricos e formulações para o cálculo do transporte sedimentar, em estudos da morfodinâmica de sistemas costeiros e na recolha de dados de campo e de laboratório. Estes estudos refletem-se no conjunto de publicações científicas efetuadas, na participação em projetos de investigação nacionais e internacionais como investigador responsável ou membro da equipa, na supervisão de pós-doutoramentos e orientação de estudantes de doutoramento, de mestrado e trabalhos finais de licenciatura.

Tem uma larga experiência como docente, tendo sido responsável por várias Unidades Curriculares do 1º ciclo e do 2º ciclo nas áreas de oceanografia física, física, mecânica de fluidos, modelação numérica e processamento de dados geofísicos.

Desenvolveu e participou em diversas atividades de divulgação científica, por exemplo, palestras em escolas e participação em projetos educativos.

capa do livro Dragagens: fundamentos, técnicas e impactos

Downloads

Publicado

1 December 2011

Séries

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

Detalhes sobre esta monografia

ISBN-13 (15)

978-972-789-346-1

Como Citar

Dragagens: fundamentos, técnicas e impactos. (2011). UA Editora. https://doi.org/10.48528/0wr96a87